Khnum Stats

O tratamento de dados é uma aplicação da Estatística que permite extrair conhecimento de um conjunto de dados brutos e as suas aplicações vão desde a investigação científica até ao Business Intelligence. A Khnum Stats é a divisão da Khnum Inovação que detém as competências específicas nestes domínios e existe para apoiar investigadores e empresas no aproveitamento da informação que detêm. Business Intelligence e os métodos vão desde as estratégias de Estatística Inferencial clássica, apoiadas em ferramentas informáticas como o SPSS, o Stata ou o R, até às abordagens baseadas em Machine Learning ou Inteligência Artificial.

Tratamentos estatísticos

A investigação científica requer tratamentos de dados que, para permitirem conclusões válidas, exigem conhecimentos de Estatística específicos e frequentemente complexos. Desde as Ciências Sociais e Humanas até às Engenharias e à Medicina, os investigadores vêm-se muitas vezes limitados na sua capacidade de extrair informação dos dados de que dispõem, simplesmente porque não dominam, nem têm que dominar, a Estatística. Os projetos de investigação, de qualquer dimensão, têm sempre esta dimensão multidisciplinar, mas os recursos humanos e financeiros nem sempre permitem que a equipa de investigadores possa incluir especialistas em tratamento de dados e, nesse caso, a subcontratação dessa tarefa apresenta-se como uma solução eficiente e racional. Os colaboradores sénior da Khnum Stats, que assumem a liderança de todos os trabalhos desta divisão da Khnum Inovação, têm experiência de investigação científica, validada por publicações internacionais em revistas e conferências de referência, são doutorados em diversas áreas do saber e têm experiência de ensino pós-graduado de Metodologias de Investigação Científica e de orientação de trabalhos científicos em instituições de ensino superior de referência, tendo também experiência em projetos nacionais e internacionais de investigação científica. Estão, portanto, em condições de garantir resultados cientificamente validos, que podem enriquecer qualquer estudo científico.

Para além do uso de ferramentas como o SPSS, o Stata ou o R, a Khnum Stats tem também ao seu dispor recursos humanos e técnicos para aplicar análises de dados com recurso a técnicas de Machine Learning ou Inteligência Artificial.

Business Intelligence

A atividade de uma empresa gera, naturalmente, grandes volumes de dados que são frequentemente desperdiçados e que podiam e deviam ser colocados à disposição dos órgãos de gestão. O Business Intelligence é um conjunto de técnicas destinadas a permitir a recolha, organização, análise, partilha e monitorização de informação útil para a tomada de decisões de uma organização, empresarial ou não.

Desde a criação de uma Data Warehouse Empresarial até à criação de vistas, resultantes de pesquisas complexas às bases de dados, que permitam a visualização dos dados a partir de diferentes perspetivas, passando pela extração de conhecimento com técnicas de Data Mining, a Khnum Stats pode implementar um manancial de ferramentas que tornam a gestão numa atividade mais precisa e mais eficiente.

Nas organizações vocacionadas para o serviço ao cidadão, a Khnum Stats apoia também na seleção e divulgação de dados à comunidade, vulgarmente designados de estratégias de Open Data, com implementações que aumentam a qualidade do serviço em colocar em causa aspetos fundamentais de segurança e privacidade.