Khnum Security

A Segurança sempre foi um aspecto fundamental para qualquer empresa. No entanto, o mundo em rede em que vivemos, ao mesmo tempo que representa um conjunto imenso de oportunidades, cria um conjunto de novos desafios no que respeita à segurança e, em particular, à segurança da informação. Na Khnum Segurança acreditamos numa visão integrada de segurança, que proporcione condições de bem estar aos colaboradores das empresas e que, simultaneamente, permita proteger a informação armazenada nos sistemas de informação das organizações, estejam eles em suporte digital, em suporte papel ou, como ainda é mais frequente, em ambos. Dispomos de soluções tecnológicas para controlo de acessos, para vigilância eletrónica e para protecção de dados e de redes. Podemos também apoiar as organizações no desenvolvimento de soluções que necessitem de níveis elevados de segurança, bem como na definição da sua Política de Segurança da Informação e respetivo Plano de Contingência.

A Khnum Security conta também com soluções e recursos no âmbito da Segurança Ambiental e da Segurança no Trabalho.

A Khnum Security, enquanto divisão da Khnum Inovação para a Segurança, está também a desenvolver uma linha de produtos pensados para, através dos dispositivos móveis, apoiar os cidadãos nos seus esforços para uma vida plena em segurança.

Sistemas biométricos

As biometrias assumem-se hoje como a única forma de controlo de acessos (a recursos digitais ou a zonas físicas) com um nível de fiabilidade aceitável.

No controlo de acessos a espaços físicos, principalmente quando o número de utentes é elevado, conseguem já um desempenho que chega a superável o de agentes humanos, principalmente quando complementados com outras tecnologias como os cartões com chip. Desde o controlo das entradas e saídas dos funcionários de uma pequena empresa, até ao controlo de fronteiras, as biometrias vão-se tornando omnipresentes.

Também no controlo de acessos a sistemas de informação as biometrias permitem elevar os níveis de segurança e deverão progressivamente destronar as palavras-chave que nunca podem ser seguras, porque para serem utilizáveis por humanos acabam por ser demasiado simples, facilmente descobertas, facilmente transmissíveis a terceiros e frequentemente utilizadas em mais do que um sistema.

As biometrias, sejam elas furtivas ou colaborativas, físicas ou comportamentais, cognitivas ou não, abrem um leque de possibilidades para o aumento da segurança das organizações, frequentemente sem encargos adicionais de hardware, como é o caso da monitorização da forma de utilização de um teclado (keystroke Dynamics) ou de um dispositivo apontador como o dedo ou o rato (Pointer Dynamics), tecnologias onde a Khnum Security dispõe de um saber acumulado ao longo de mais de 10 anos de investigação e desenvolvimento, com resultados reconhecidos e até publicados em conferências e revistas científicas internacionais da especialidade.